Skip to content
www.baixagrande.net

www.baixagrande.net

Desde 23 de abril de 2007

  • Início
  • Quem Somos
  • Toggle search form
José Ribeiro Pamponet

Biografia de José Ribeiro Pamponet

Posted on 13 de novembro de 20218 de maio de 2022 By Ediomario

Nascido, na fazenda Caldeirão Encantado, nesta cidade (13-10-1927), falecido, em Baixa Grande (08-03-1962), filho do Sr. Artur Pamponet Boaventura e da Senhora Maria Ribeiro Pamponet, descendente de bisavô francês. Segundo filho de uma família de dez filhos.
Estudou em Feira de Santana o curso ginasial. Continuando os estudos e Salvador, cursando até o 2º científico, embora não tivesse constituído família tem um filho denominado de Jorge Silva Pamponet residente nesta cidade.
Era uma pessoa popular, caridosa e que buscou muitos benefícios para Baixa Grande, como exemplo a criação do Povoado de Nova Sorte (Atual Lagoa do Mamão), comprou terreno por lá e revendeu loteando para pessoas pobres que ali morava,, ficando assim considerado na época como o 1º ato de Reforma Agrária na região.
Foi concursado do cargo de Fiscal da Secretaria da Fazenda, porem exerceu por pouco tempo, por ter se responsabilizado na época, pela família, devido o problema de saúde que houve com o seu pai, não podendo assim se ausentar do município para trabalhar.
Tendo sido eleito como vereador, fez projetos em prol da criação de represas na cidade ara beneficiar a seca que havia na região.
Pelo partido UDN, foi presidente da Câmara de vereadores dessa cidade por 2 gestão, onde tinha como projeto a melhoria da qualidade de abastecimento de água de nossa cidade, procurou fazer uma desapropriação do antigo “Tanque da Nação”, porque era um tipo de água inadequada para uso.
Foi levantado a ideia de candidatar a prefeito da cidade, contudo isso não se realizou.

Foi presidente do Clube 5 de março em 1954, onde conseguiu com amigos, por meio de livros de ouro, angariar doação, para reforma e ampliação daquele estabelecimento no qual fez o salão e construir uma sala de cinema comprou aparelhos etc. os Filmes eram passados nos dias de sábado e domingo, tendo como operador de serviço o Sr. Miguel Almeida, conhecido como Miguel da Usina.

Nessa época, o prédio do clube funcionava onde hoje funciona cesta do Povo.

Acidentalmente no dia 08 de março de 1962, foi que de forma súbita, quando estava em sua residência, fazendo a limpeza de armas de fogo, houve um disparo de uma delas a qual provocou a sua morte. Causando na época um susto muito forte a toda a sua família, como também para toda o povo em geral.

 412 total views,  2 views today

60

SHARES
Compartilhar no Facebook
Tweet
Follow us
Biblioteca

Navegação de Post

Previous Post: Histórico do Distrito de Italegre
Next Post: Livro Vida de Baixa Grande

Baixa Grande – BA.

Powered by PressBook WordPress theme